quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cavalo-marinho - Nordeste - Barra Grande e Jericoacoara -Brasil

Cavalo-marinho
 Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora


Vento no Litoral-Renato Russo

 
Os cavalos-marinhos caracterizam-se por uma cabeça alongada, com filamentos que lembram a crina de um cavalo, podendo mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro.
Seu tamanho é de no máximo 15 cm, com peso entre 50 e 100 gramas. Vivem em regiões de clima temperado e tropical. Podem ser criados em aquários, contanto que a água seja salgada e recebam cuidados especiais, pois são muito frágeis.      

Jericoacoara é berçário de cavalo-marinho
No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara existe um berçário desses animais, bem nos arredores do braço de mar, que adentra o Rio Guriú e forma uma bela área de mangue. Lá pode ser visto os encantos da natureza preservada e rara.

Uma das comunidades onde estão os cavalos-marinhos é a do Mangue Seco. O ponto de referência para entrada da comunidade é a barraca e a canoa abandonadas à beira-mar, que estão sendo cobertas pelas areias das dunas. Desse ponto, até o braço de mar onde estão os cavalos-marinhos, são outros cinco ou seis quilômetros, totalmente “off road”, cruzando áreas de mangue, estradas de chão e, ainda, trechos com água pelas pernas. 
 
 A reprodução dos cavalos marinhos ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes.   


Os cavalos-marinhos são encontrados principalmente em águas rasas tropicais e temperadas em todo o mundo, e preferem viver em áreas abrigadas, tais como leitos de algas marinhas, estuários, recifes de coral ou mangues. 
 
   Trilha Cavalo-Marinho em Barra Grande - Piauí
À 400km de Teresina, o povoado Barra Grande fica localizado no município de Cajueiro da Praia – PI. Em divisa com o Ceará, o município oferece um ecoturismo de aventura e pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba (APA do Delta do Parnaíba), que visa proteger os ecossistemas costeiros, localizados nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

 
Na trilha ecológica do cavalo-marinho, o turista passeia pelas Trilhas das Ostras, Ilha das Garças e Fraldão. Com saída pela praia, a trilha consiste em um passeio ecológico, onde o visitante sai acompanhado de condutores locais em carroças.
 
Em seguida, adentra-se o igarapé do rio. Os turistas são conduzidos por canoas por cerca de 30 minutos, atravessando manguezais e apreciando a exuberante fauna e flora, com direito a banho e encontro com o exótico cavalo marinho.
 

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/piaui/parnaiba/agencia-turismo/piauitour-receptivo/fotos-videos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário