sexta-feira, 14 de junho de 2013

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Bahia- Brasil

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Bahia- Brasil  

 O Parque Nacional Marinho do Brasil, o de Abrolhos. Sem dúvida alguma um lugar abençoado por Deus, um paraíso aqui na terra; que possui uma grande diversidade de fauna marinha, com inúmeras espécies de peixes, moluscos, corais, esponjas, tartarugas marinhas e outros mais. Além de algumas aves (atobás, trinta-reis, fragata, grazina e benedito), onde em determinado período do ano (julho a novembro) pode-se observar as Baleias Jubarte, que procuram a região para se reproduzir.
  


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos inclui o Parcel de Abrolhos, com recifes de corais, as ilhas Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e o Recife dos Timbebas.
As ilhas, de formação vulcânica, estão a cerca de 70 quilômetros da costa da Bahia. Só é permitido desembarcar na Siriba, com monitores do Instituto Chico Mendes.  
As águas, de um verde-azulado transparente, deixam à mostra recifes e corais, e permitem ver, ainda do barco, cardumes, tartarugas marinhas e outras espécies.
 
 
Nos chapeirões, colunas de coral de até 20 metros de altura que se erguem do fundo do mar e, perto da superfície, tomam a forma de grandes cogumelos. A principal espécie que dá origem aos chapeirões é o coral-cérebro, espécie endêmica do litoral brasileiro.
 
 
Quando ir
De dezembro a março, a visibilidade da água é melhor: 20 metros. De julho a novembro, é possível ver as baleias-jubartes no trajeto ou em passeios específicos.
 
Serviços
Apenas os barcos credenciados pelo Inst. Chico Mendes podem realizar a visita. O passeio de um dia custa, em média, R$ 270 por dia, mais a taxa do Ibama (R$ 27). Catamarã Horizonte Aberto, 3297-1474. Catamarã Sanuk, 3297-1344. 
 
Como chegar em Abrolhos, BA
 
Você pode chegar até a cidade de Caravelas (ponto mais perto da costa brasileira ao Arquipélago de Abrolhos) pela BR-101 e embarcar para Abrolhos com o Veleiro Sanuk Star, Catamarã Sanuk ou Catamarans Netuno e Zeus
 
Como chegar até Caravelas, BA

De carro pelo Sul: Para chegar até a cidade de Caravelas, BA pela BR 101, seguir até a cidade de Teixeira de Freitas, no trevo seguir pela BA-290. Seguindo então as orientações rodoviárias até Alcobaça. No trevo siga a dereita pela BA-001 até a cidade de Caravelas.
De carro pelo Norte: Vindo de Salvador, Itacaré, Itabuna, siga pela BR-101 até Eunápolis, BA. Para chegar até a cidade de Caravelas, BA siga pela BR 101 até a cidade de Itamarajú, seguindo então as orientações rodoviárias até Prado. Continue pela BA-489 até Alcobaça. No trevo siga direto pela BA-001 até a cidade de Caravelas.
 
 Hotéis de Pousadas

Marina Porto Abrolhos Hotel
R. da Baleia, 333
Barra de Caravelas - Guauca, Caravelas - BA
Hotel Marina Porto Abrolhos 
Rua da Baleia, 333
Caravelas - BA 

Pousada do Beco Shangri-La 
Rua Sete de Setembro, 219
Caravelas - BA 
Av Idalício Nogueira, 115
Centro, Caravelas - BA

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário